Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Voltar

Como tornar cozinhas compactas mais aconchegantes

Por mais que você procure por cozinhas amplas no mercado imobiliário, vai perceber que esse cômodo está cada vez mais compacto, principalmente em apartamentos novos (construídos há pelo menos 10 anos). Quem está acostumado com um imóvel amplo sente estranheza, mas não há motivo para se preocupar – basta contratar um bom arquiteto e o profissional vai encontrar as melhores soluções para tornar o ambiente aconchegante.

Já que as cozinhas pequenas são uma realidade, reuni algumas sugestões de como tornar este ambiente mais confortável no dia a dia. Olha só:

 

Aproveite as paredes

Muitas dessas cozinhas compactas são no formato corredor. Como o espaço entre uma parede e outra é reduzido, se torna mais difícil acomodar eletrodomésticos e móveis, em especial aqueles com portas e gavetas. Um truque bastante eficiente (e muitas vezes mais acessível) é apostar em armários e nichos de parede, que permitem explorar a área em diferentes alturas, sem ocupar muita profundidade.

 

Cores a seu favor

Tons muito fortes ou escuros deixam os limites do cômodo bastante evidentes, então prefira tons claros (branco, beige, fendi, amadeirados) para móveis, pinturas e revestimentos. Mas isso não significa que a cozinha pequena não pode ter cor. É possível alegrar o ambiente escolhendo pequenos pontos de destaque, como torneira colorida, louças estampadas expostas nos nichos ou na cristaleira, o forro das cadeiras ou uma luminária ‘diferentona’.

 

O poder da iluminação

Não adianta escolher móveis e cores que ajudem a tornar o cômodo mais aconchegante se você não cuidar da iluminação. A cozinha é um espaço de ação, onde preparamos nossas refeições. Essa tarefa exige atenção, cuidado e higiene, por isso, valorize um bom sistema de iluminação na bancada. Já na área de alimentação vale instalar luminárias com intensidades adaptáveis, assim consegue mudar o clima conforme a ocasião.

 

Vale a pena adaptar

Essa história de ficar adiando a reforma da cozinha não dá! É uma questão de conforto. Converse com um arquiteto, pois juntos vocês vão conseguir desenvolver um projeto que corresponda às suas expectativas e seu orçamento.

 

(Cris Mioranza – C2 Arquitetos)

Dicas e notícias
Veja mais
  • STJ decide que condomínios não podem proibir pets em casa

    RIO — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira que os condomíni...

    TEMPO DE LEITURA: 1 MINUTO
  • Ganhadores do Sorteio Mercado Chic

    Durante a edição de outubro do Mercado Chic, realizada no dia 06/10/18, os corretores...

    TEMPO DE LEITURA: 1 MINUTO
  • Vou comprar um imóvel, e aí? Como proceder?

    Essa é um pergunta normal e corriqueira a quem deseja adquirir um imóvel, seja para real...

    TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS