Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Voltar

Dicas para não errar na compra do primeiro imóvel

A compra do primeiro imóvel é um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa, de realização e crescimento. É claro que tudo depende do valor que pode pagar e da localização desejada, mas algumas dicas são importantes na tomada de decisão da compra e, também, das obras necessárias.

De acordo com Cristiane Sita, arquiteta da Praquemarido, a localização faz a diferença no valor dos imóveis tanto na compra como na venda. “A proximidade da estação de metrô, bons acessos viários ou bom transporte coletivo e bons serviços na vizinhança contam positivamente”, afirma.

Focar em suas prioridades é o ponto mais importante na hora de decidir onde morar, como acessos, equipamentos do condomínio como salão de festas ou academia, se é perto do trabalho ou da faculdade, tamanho do apartamento, entre outros.

“Se você trabalha em casa, não precisa pagar pela localização, por exemplo. Se você não usa salão de festas, pode escolher um imóvel localizado em um condomínio menos equipado. E se você prioriza espaço, pode preferir um apartamento mais antigo, que é mais generoso nesse quesito”, orienta a arquiteta.

Todas essas questões influenciam no preço do imóvel e devem ser bem pensadas antes de tomar qualquer decisão. Outro fator que pode se tornar um problema no futuro é o número de apartamentos por andar.

Na opinião de Cristiane, muitas famílias no mesmo pavimento pode complicar a privacidade, mas por outro lado barateia o condomínio.

E não se deve esquecer da segurança do bairro, problema frequente em muitas regiões do Brasil. “Visite o imóvel nas diversas horas do dia para verificar movimento, segurança, ruídos e cheiros que possam incomodar”, diz Cristiane.

Cinco dicas importantes de Cristiane Sita que devem ser observadas antes de comprar ou reformar seu primeiro apartamento:

 

- Observe a orientação do sol;

- Observe os valores condominiais;

- Não se esqueça de observar as condições da garagem: acessos, condições de manobra, problemas com umidade, infiltração, ventilação;

- Considerar que imóveis com mais de dez anos necessitam de reforma e adequação elétrica e hidráulica. Em contrapartida, imóveis novos costumam ser entregues sem nenhum revestimento ou mobília;

- Após a compra, considere que algumas reformas causam menos transtorno quando feitas antes de se instalar em definitivo. Adequação hidráulica e elétrica, troca de revestimentos, pintura e execução de gesso, por exemplo, incomodam menos quando executadas em imóveis vazios. Essa informação é importante quando o orçamento é restrito e se deve escolher onde investir primeiro. Marcenaria e mobiliário permitem a instalação com o morador no imóvel sem maiores problemas.

 

Fonte: Imoveis Caxias do Sul

Dicas e notícias
Veja mais
  • Como tornar cozinhas compactas mais aconchegantes

    Por mais que você procure por cozinhas amplas no mercado imobiliário, vai perceber que e...

    TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS
  • Ganhadores do Sorteio Mercado Chic

    Durante a edição de outubro do Mercado Chic, realizada no dia 06/10/18, os corretores...

    TEMPO DE LEITURA: 1 MINUTO
  • Vou comprar um imóvel, e aí? Como proceder?

    Essa é um pergunta normal e corriqueira a quem deseja adquirir um imóvel, seja para real...

    TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS