Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Voltar

INCC-M desacelera no mês de Julho de 2012.

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou, em julho, taxa de variação de 0,85%, abaixo do resultado do mês anterior, de 1,31%. No ano, o índice acumula variação de 5,87% e, nos últimos 12 meses, a taxa registrada é de 7,31%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,63%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,30%. O índice referente a Mão de Obra registrou variação de 1,05%. No mês anterior, a taxa foi de 2,28%. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Materiais, Equipamentos e Serviços

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de 0,68%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,29%. Três dos quatro subgrupos componentes apresentaram acréscimo em suas taxas de variação: materiais para estrutura (0,27% para 0,81%), materiais para acabamento (0,25% para 0,61%) e equipamentos para transporte de pessoas (0,14% para 0,81%).

A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de 0,34%, em junho, para 0,44%, em julho. Neste grupo, vale destacar a aceleração do subgrupo aluguéis e taxas, cuja variação passou de 0,11% para 0,22%.

Mão de obra

O grupo Mão de Obra registrou variação de 1,05%, em julho. No mês anterior, a taxa havia sido de 2,28%. Salvador, Brasília e Porto Alegre registraram variações de 0,29%, 6,54% e 3,16%, respectivamente, por conta de reajustes salariais ocorridos em função da data base. Em São Paulo, a taxa de 0,04% reflete pequena oscilação de mercado.

Capitais

Quatro capitais apresentaram aceleração: Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em contrapartida, Belo Horizonte, Recife e São Paulo registraram desaceleração.

Fonte: FGV

Dicas e notícias
Veja mais
  • STJ decide que condomínios não podem proibir pets em casa

    RIO — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira que os condomíni...

    TEMPO DE LEITURA: 1 MINUTO
  • Como tornar cozinhas compactas mais aconchegantes

    Por mais que você procure por cozinhas amplas no mercado imobiliário, vai perceber que e...

    TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS
  • Ganhadores do Sorteio Mercado Chic

    Durante a edição de outubro do Mercado Chic, realizada no dia 06/10/18, os corretores...

    TEMPO DE LEITURA: 1 MINUTO