Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Voltar

Projeto quer responsabilizar inquilino pela quitação de serviços como água e luz

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que responsabiliza o inquilino, e não o proprietário de um imóvel, pela quitação de débitos decorrentes de serviços como água, esgoto, luz, gás e telefone.

Em caso de inadimplência, as empresas concessionárias ou permissionárias desses serviços não poderiam interromper o fornecimento para o novo locatário. A proposta já foi aprovada em todas as comissões da Câmara quanto ao mérito e agora será analisada pela de Constituição e Justiça quanto à parte legal.

Parecer dos deputados

O relator da matéria, deputado Onofre Santo Agostini, do PSD de Santa Catarina, se mostrou favorável à proposta. Em entrevista a Agência Câmara, ele afirmou que defende o projeto, já que evita que a “a pessoa vá embora deixe as contas em nome do imóvel para que o futuro inquilino ou proprietário tenha essa dor de cabeça. O que nós queremos é que a conta seja específica em nome da pessoa física e não do imóvel."

Mas a proposta não conta com a simpatia de todos os parlamentares. Em 2010, o deputado Chico Lopes, do PCdoB do Ceará, apresentou parecer contrário ao projeto na Comissão de Defesa do Consumidor.

Para ele, o proprietário de um imóvel alugado sabe dos riscos e dos benefícios decorrentes do negócio. Além disso, ressaltou que o contrato de locação já exige, por exemplo, a presença de um fiador para o pagamento de quaisquer débitos deixados pelo locatário. Portanto, o proprietário que aluga assume o risco de não receber o pagamento acordado pelo uso de seu imóvel.

FONTE: Portal Soma

Dicas e notícias
Veja mais
  • Como tornar cozinhas compactas mais aconchegantes

    Por mais que você procure por cozinhas amplas no mercado imobiliário, vai perceber que e...

    TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS
  • Ganhadores do Sorteio Mercado Chic

    Durante a edição de outubro do Mercado Chic, realizada no dia 06/10/18, os corretores...

    TEMPO DE LEITURA: 1 MINUTO
  • Vou comprar um imóvel, e aí? Como proceder?

    Essa é um pergunta normal e corriqueira a quem deseja adquirir um imóvel, seja para real...

    TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS